Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
BXB BRASÍLIA DESIGN WEEK (1ª edição)
Data
Agosto de 2022
Brasília - Museu de Arte de Brasília
O projeto aconteceu no MUSEU DE ARTE DE BRASILIA - MAB, utilizando a área de exposição e desfiles
Tipo de projeto
Exposição e Capacitação
SITE OFICIAL: https://bxbdesignweek.com/
Entidades Parceiras:
ABIMÓVEL, APEX, SEBRAE, ABDI, CREA-DF, FUNDO DE APOIO A CULTURA – FAC, SESC, ADEGRAF, SICOOB, E OUTROS PATROCINADORES PRIVADOS (Becks, Gravia, Metrópoles etc.)
Período de Vigência:
ANO: 2022-2022
PERÍODO: de 11 a 14 de agosto de 2022, das 10h às 19h – entrada gratuita
Número de Beneficiados:
DIRETOS: cerca de 70 expositores do DF e convidados especiais do Brasil
INDIRETOS: cerca de 15 mil visitantes
Ações/Atividades desenvolvidas (*Descrever as atividades desenvolvidas, recursos humanos envolvidos, objetivo geral e resultados alcançados)
1. Objeto/Tema: DESIGN TRANSFORMA! DESIGN INCLUI! BXB BRASÍLIA DESIGN WEEK, posicionando Brasília como cidade do Design e que o Design vai além da decoração, impacta e transforma os profissionais e as famílias em diferentes áreas de atuação como a Moda, o comércio com as Embalagens, ou seja, na existência como um todo.
Objetivo: Difundir a cultura do design brasiliense e fomentar sua comercialização. Contribuir para a formação de público, despertando interesse para as diversas áreas do design desenvolvidas no quadradinho, foi o objetivo da 1ª edição da BXB Brasília Design Week que colocou a capital do Modernismo no mapa das semanas de design do mundo, qualificando em um patamar diferenciado e competitivo. Com o tema Design Transforma, a BXB ocupou pontos turísticos de Brasília, como o MAB – Museu de Arte de Brasília. Design transforma! Design inclui!
2. Atividades desenvolvidas: foi realizado o evento de abertura no dia 10 de agosto/22, no MAB. Lançando uma exposição autoral com peças de jovens profissionais que estão há muito tempo no cenário local, reposicionando-os no mercado nacional e internacional.
Brasília Design Fórum, aconteceu o Ciclo de palestras, workshops e mesas redondas, no Crea-DF (SGAS 901, Conjunto D, Asa Sul), período de 9 a 12 de agosto/2022.
A Bxb Brasília Design Week criou uma playlist própria, original, produzida por Alexandre Carlo, da banda Natiruts. Criada para a BXB, a “BXB Sound” é uma coletânea de criações inéditas de artistas do Distrito Federal feita para representar a diversidade que é essência do evento. Todas com curadoria de Alexandre Carlo. A playlist conversa com diversos estilos musicais como bossa nova, rap, samba, blues e soul. E a cantora Bell Lins é a primeira a lançar a original “Entraves”, uma ode à Capital do Modernismo e ao evento que teve como propósito colocar Brasília no mapa de grandes eventos de design.
3. Público-alvo:
• Designers: profissionais atuantes no campo do design, incluindo designers de produtos, gráficos, moda, interiores, entre outros;
• Empresários da Área do Design: gestores, proprietários e empreendedores que buscam novas tendências e oportunidades de negócios;
• Pesquisadores tendências: profissionais, pesquisadores e acadêmicos que buscam compreender as tendências emergentes no mundo do design e da inovação;
• Formadores de opinião: jornalistas, repórteres, veículos de mídia, influenciadores, críticos de arte, curadores, profissionais da cultura e outros formadores de opinião que desempenham um papel relevante na divulgação e promoção da economia criativa e do design;
• Estudantes e público em geral: estudantes de cursos relacionados ao design, arte, cultura, turismo, arquitetura, urbanismo, ciência, tecnologia e inovação interessados em conhecer novidades e tendências do setor para explorar as implicações do design na melhoria da qualidade de vida, no desenvolvimento sustentável e na promoção da identidade cultural.
4. Resultados: durante a realização da BXB, o público conferiu a exposição de produtos, além de poder adquirir peças, também participou de palestras, painéis e oficinas formativas. A seleção dos trabalhos contou com a curadoria de Wagner Coutinho, Faco Werneck e Danilo Vale
A 1ª Edição, foi voltada muito para a questão de divulgar para as pessoas a importância do design na sociedade. Como resultado, buscou-se que todos percebam que tudo que eles usam ou utilizam tem as mãos de um profissional da área por trás.
Além dos expositores selecionados pela curadoria, na área gráfica, foi apresentado 16 designers que criaram pôsteres, representando os sentimentos e emoções de cada profissional em relação ao que mudou em Brasília desde Oscar Niemeyer e Lúcio Costa até os tempos atuais.
Nomes de destaque no cenário nacional foram confirmados, como as designers de interiores Luiza Bomeny e Ethel Leon. Juntamente a outros profissionais, selecionados pelo curador Faco Werneck, eles apresentam tendências do “novo normal”, que refletem os impactos e aprendizados da pandemia, com propostas para novos espaços de trabalho, mobiliários e outros produtos, promovendo a inclusão e a transformação.














