Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
SALÃO BRASIL CRIATIVO
Localização
Brasília - Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Data
Outubro a novembro/2015
Tipo de projeto
Exposição de design e criatividade
O Melhor do Design Brasileiro em um evento Criativo – Entrada Franca e o design acessível
- Entidades Parceiras:
ABIMÓVEL, APEX, SEBRAE, ABDI, OBJETO BRASIL, IBGM E OUTROS
- Período de Vigência:
ANO: 2015-2015
PERÍODO: 30 de outubro a 01 de novembro de 2015, das 10h às 20h – com entrada franca
- Número de Beneficiados:
DIRETOS: cerca de 100 expositores, de diversos Estados e do DF (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio grande do Sul e outros)
INDIRETOS: cerca de 10 mil visitantes
- Ações/Atividades desenvolvidas (*Descrever as atividades desenvolvidas, recursos humanos envolvidos, objetivo geral e resultados alcançados)
1.Objeto/Tema: Fomento ao empreendedorismo criativo e inclusão social e produtiva
2.Atividades desenvolvidas: inclusão produtiva e valorização da produção local, e foco em designers, criativos nacionais e produtos inovadores o Instituto realiza parcerias nacionais e internacionais para incentivar a economia circular e inclusão produtiva de atores nas localidades onde implementa seus projetos.
Entre os destaques da feira, a marca de design e produtos de decoração de Brasília, Möblia, representada por Bia Calza, diretora de criação. Lançou, durante o salão a coleção Etnias cujas peças tiveram inspiração étnica e homenageiam mulheres líderes de quilombos e representantes da luta indígena.
3.Resultados: Eventos como o Salão Brasil Criativo, o Brasília Design Week e outras ações de inclusão social e produtiva foram os grandes focos de atuação até então. A partir dos avanços, obtidos com estes projetos temos iniciado a proposição de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, por meio do esporte, turismo, cultura e da educação.
A primeira edição do Salão, apresentou uma seleção de produtos de qualidade, cujo conceito básico foi a criatividade, o design e a sustentabilidade para inclusão produtiva dos profissionais do DF no cenário local e nacional.
Além dos expositores selecionados pela curadoria do salão, o evento realizou mostras, palestras, oficinas, áreas de alimentação com food trucks e bistrôs apresentando a gastronomia criativa; ourives para pequenos consertos e limpeza de joias; personal shopper para auxiliar os consumidores em suas compras; e uma agência de receptivo turístico, oferecendo passeios que, por meio de experiências genuínas, apresentou Brasília como se o visitante fosse um autêntico morador da cidade.
De acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), essa modalidade de negócio é um dos setores econômicos que mais crescem no mundo em geração de renda, empregos e ganhos na exportação.












